EZLN

COMUNICADO DO COMITÊ CLANDESTINO REVOLUCIONÁRIO INDÍGENA- Comandancia Geral do Ejército Zapatista de Liberación Nacional.

MÉXICO.

19 de junho de 2005

AO povo do MÉXICO:
AOS povos do MUNDO:

Hermanos e Hermanas:

A partir do dia de hoje, o Exército Zapatistas de Libertação Nacional decretou, em todo território rebelde, um

ALERTA VERMELHO GERAL.

Com base nisto lhes comunicamos:

Primeiro- que nestes momentos se está realizando o fechamento dos caracóis e os escritórios das Juntas de Bom Governo que se encontram nas comunidades zapatistas DE OVENTIK, LA REALIDAD, LA GARRUCHA, MORELIA E ROBERTO BARRIOS, bem como todas as sedes das autoridades dos diferentes municípios autônomos rebeldes zapatistas.

Segundo- que também se está procedendo a evacuação dos membros das diferentes Juntas de Bom Governo e das Autoridades Autônomas, para coloca-las em resguardo. Agora e por um tempo indefinido realizarão seu trabalho de forma clandestina e transladada. Tanto os Projetos como o governo autônomo se manterão trabalhando, ainda que em condições diferentes às que teve até agora..

Terceiro- que nos diferentes caracóis se manterão funcionando os serviços básicos de saúde comunitária. À frente deles estão civis, a quem o CCRI-CG do EZLN diferencia de quaisquer de suas ações futuras e para quem exigimos tratamento da sociedade civil e respeito a sua vida, liberdade e bens por parte das forças governamentais.

Quarto- que foram chamados as fileiras todos os membros do nosso EZLN que se encontravam fazendo trabalho social nas comunidades zapatistas e que foram alojadas nossas tropas regulares. Da mesma forma, suspenderam-se por um tempo indefinido todas as transmissões da Rádio Insurgente (www.radioinsurgente.org), "A VOZ DOS SEM VOZ", em frequência modulada e em onda curta.

Quinto- que, de maneira simultânea à publicação deste comunicado, está-se exortando às sociedades civis nacionais e internacionais que se encontram em trabalhos em acampamentos de paz e em projetos em comunidades, para que abandonem território rebelde ou, se é sua decisão livre e voluntária, permaneçam, por sua conta e risco, concentrados nos chamados caracóis. No caso de menores de idade, a saída é obrigatória.

Sexto- que o EZLN anuncia o fechamento do Centro de Informação Zapatista (CIZ) não sem antes agradecer às sociedades civis que participaram nele desde sua formação até o dia de hoje. O CCRJ-CG do EZLN desresponsabiliza formalmente estas pessoas de qualquer responsabilidade nas ações futuras do EZLN.

Sétimo- que o EZLN esclarece(deslinda) a todas as pessoas e organizações civis. Políticas, Culturais, Cidadãs, não governamentais, Comitês de solidariedade e grupos de apoio que se aproximaram a ele desde 1994, de quaisquer de nossas ações futuras. Agradecemos a todos e todas quem, com sinceridade e honestidade, nestes quase 12 anos apoiaram a luta civil e pacífica dos indígenas zapatistas pelo reconhecimento constitucional dos direitos e a cultura indígenas.

¡DEMOCRACIA!
¡LIBERDADE!
¡JUSTIÇA!

Das Montanhas do Sudeste Mexicano.
Pelo Comitê Clandestino Revolucionário Indígena- Comandancia Geral do Ejército Zapatista de Liberación Nacional.

Subcomandante Insurgente Marcos


México, no mês sexto do ano 2005

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s